Coordenação
Elianda Figueiredo Arantes Tiballi
Possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR; Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP, com estágio doutoral no Institut National de Recherche Pédagogique – Paris/França; Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás – UFG; Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás. Foi Professora visitante na Università Degli Studi di Ferrara – UNIFE / Itália e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Acadêmico, da Faculdade de Inhumas – FacMais; Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da PUC Goiás; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Pensamento Educacional Brasileiro – GEPPEB. Como pesquisadora, investiga especialmente as seguintes temáticas: Pensamento educacional; História dos intelectuais; Aprendizagem escolar – processos e dificuldades; Fracasso escolar e desigualdade educativa; Educação e imagem.
Linha de Pesquisa – Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos – ECTPP
Docentes
Daniella Couto Lôbo
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás -PUC Goiás, Mestre em Educação pela PUC Goiás; Graduada em Pedagogia Educação pela PUC Goiás. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Acadêmico da FacMais; professora do Curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades – PUC Goiás; Membro da Equipe Multiprofissional da Escola de Circo Dom Fernando – IDF /PUC Goiás. Tem experiência na área da Educação com ênfase em: Teorias da Educação; Práticas educativas; Formação de professores; Cultura, instituições educativas e poder.
Linha de Pesquisa – Educação, Instituições e Políticas Educacionais – EIPE
Cristyane Batista Leal
Possui Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás – UFG; Mestrado em Letras e Linguística pela UFG; Licenciatura em Português pela UFG. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Acadêmico – FacMais. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e Educação; Cultura e Educação; Teatro brasileiro e teatro de Hilda Hilst. É atriz, fundadora do Grupo Imagem e integra o Núcleo Goiano de Estudos Linguísticos e Literários – NUGELL (DGP/Cnpq).
Linha de Pesquisa – Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos – ECTPP
Dostoiewski Champangnatte
Possui Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Doutorado em Educação pela UERJ; Mestrado em Educação pela UNESA; Bacharel em Comunicação Social – Cinema pela Universidade Federal Fluminense – UFF-RJ; Licenciatura em Pedagogia pela Alfamérica. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Acadêmico da Faculdade de Inhumas-FacMais; Coordenador dos Cursos de Fotografia e Marketing do Centro Universitário Cambury; Roteirista, Produtor e Diretor de Cinema. Tem experiência na área da Educação com ênfase em: Cinema e Educação; Currículo, políticas educacionais e formação de professores, EAD e tecnologias educacionais.
Linha de Pesquisa – Educação, Instituições e Políticas Educacionais – EIPE
Lucineide Maria de Lima Pessoni
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira; Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Acadêmico da Faculdade de Inhumas – FacMais; professora efetivada Secretaria de Estado da Educação Cultura e Esporte do Estado de Goiás; Membro da comissão de avaliação do Conselho Estadual de Educação do Estado de Goiás; pesquisadora participante do grupo de pesquisa Teorias e Processos Pedagógicos cadastrado no CNPQ, sob a coordenação do Prof. Dr. José Carlos Libâneo. Tem experiência docente e investigativa com os seguintes temas: Políticas educacionais; Teorias e processos pedagógicos, currículo e formação de professores; educação e diversidade.
Linha de Pesquisa – Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos – ECTPP
Marcelo Máximo Purificação
Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Coimbra – UC/ Portugal; Doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/Goiás; Mestre em Teologia: Educação Comunitária Infância e Juventude pelas Faculdades EST; Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás – UFG; Licenciatura em Pedagogia pelo Instinto de Ciências Humanas e Sociais ICSH e Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira/FBB. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado Acadêmico da Faculdade de Inhumas – FacMais; Professor Titular da Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior/FIMES/UNIFIMES; Professor da Secretaria Estadual de Educação de Goiás; Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Fundação Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS e do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Coordena o Grupo de Pesquisa (NEPEM/UNIFIMES-CNPq); Colíder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento no interior do Amazonas – IFAM. Tem experiência docente e de pesquisa com os seguintes temas: Diversidade; Processos educativos; Formação de professores; Políticas educacionais; Currículo; Educação e tecnologias; Estudos culturais- Identidade, Representação, Gênero, Violência, Negritude, Religiosidade e Cultura.
Linha de Pesquisa – Educação, Instituições e Políticas Educacionais – EIPE
Maria Luiza Vasconcelos Gomes
Possui Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás; Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás – UFG; Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás – UEG. É Coordenadora de Pesquisa e Pós graduação da Faculdade de Inhumas (FACMAIS); Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado Acadêmico da Faculdade de Inhumas – FacMais; compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação Superior (BASIs); Parecerista na Avaliação de Cursos Superiores. Tem experiência de pesquisa e de docência com seguintes temas: Literatura e Língua Portuguesa, Metodologia de pesquisa, Metodologias de ensino; Políticas educacionais e formação de educadores, Gestão de instituições educacional.
Linha de Pesquisa – Educação, Instituições e Políticas Educacionais – EIPE
Ronaldo Manzi Filho
Graduado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (UCG, 2004) e formado em psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP, 2012). Possui mestrado em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP, 2007). Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP, 2013) e pela Radboud Universiteit Nijmegen (RUN, 2013) (co-tutela). Pós-doutor em filosofia (USP, 2017, UNB, 2023), em Psicologia Social (USP, 2019) e em Educação (PUC-GO, 2021). Publicou os livros: Quand les corps s’envahissent – Merleau-Ponty face à la psychanalyse (EUE, 2018); Memória, ato performativo e patologia do social – de permeio com a filosofia, a psicanálise e a literatura (Kotter, 2019); Complexo de Édipo em Freud e Lacan – Uma introdução à fobia do pequeno Hans (Via Lettera, 2019); Exemplos, exceções, metáforas… – Um estudo epistemológico da psicanálise (Clube de Autores, 2019); A ordem das razões e a desconstrução – Formas de pensar a história da filosofia (Clube de Autores, 2019); Uma leitura sobre ideologia, mídia e educação – o que é ficção e o que é real? (Brazil Publishing, 2020); Quando os corpos se invadem – Merleau-Ponty face à psicanálise (Brazil Publishing, 2020); “Uma fera sempre à espreita” – o que é fantasia em Freud? (Brazil Publishing, 2020); Conversas com Husserl – Não exatamente contra, mas a partir de… (Brazil Publishing, 2021); O olho e a fechadura – Um diálogo entre a fenomenologia e a psicanálise lacaniana (Editorial Casa, 2021); Neoliberalismo e Educação – Conversas e desconversas (Editorial Casa, 2022). Publicou o livro infantil O ratinho gigante (Brazil Publishing, 2021). Co-organizou os livros A filosofia após Freud (Humanitas, 2008) e Paisagens da Fenomenologia francesa (UFPR, 2011). Publicou artigos em periódicos especializados, além de diversas traduções de artigos e revisões de livros. Atua principalmente nas áreas da Filosofia da Educação, Fenomenologia francesa, Psicanálise e da Epistemologia da Psicanálise. É membro executivo do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (USP). É membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise do Centro-Oeste. É membro da International Society of Psychoanalysis and Philosophy (ISPP). Presidente do Conselho Editorial da Editorial Casa. Coordenador da Coleção “Educação, Cultura e Diversidade” e da Coleção “Brecha Filosófica” da Editorial Casa. Artista Plástico. Psicanalista. Professor visitante em curso de especialização em Psicologia na PUC-SP (2012-2013); professor colaborador em curso de difusão na USP (2016); professor colaborador no curso de Pós-graduação em Psicologia na USP (2019); professor colaborador em curso de pós-graduação na UNB (2022); professor titular no Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Inhumas (FacMais).
Linha de Pesquisa – Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos – ECTPP
Selma Regina Gomes
Possui Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás; Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás; Especialização em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas; Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Goiás – UEG; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Inhumas – FacMais; Professora Efetiva da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás, tendo atuado como docente na Universidade Estadual de Goiás – UEG. Tem experiência com docência e pesquisa na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Didática, Psicologia, Fundamentos da Educação; LIBRAS; Braille; Necessidades educacionais especiais; Estágio e Coordenação Pedagógica.
Linha de Pesquisa – Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos – ECTPP
Lizandro Poletto
Pós-Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás; Doutor em Ciências da Religião – Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás; Mestre em História – Universidade Federal do Paraná-Curitiba – PR. Pós-Graduado em Psicopedagogía Institucional-Faculdades Curitiba-Curitiba-PR. Pós-Graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional-Faculdade Estadual de Educação e Letras de Paranavaí-Paranavaí-PR. Pós-Graduado em Neuropsicopedagoga Clínica – Venda Nova do Imigrante – ES. Pós-Graduado em Educação Infantil – Faculdades Curitiba-Curitiba-PR. Pós-Graduado em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar-Faculdade Estadual de Educação e Letras de Paranavaí- Paranavaí-PR. Pós-Graduado em Educação Especial -CESUL-Francisco Beltrão-PR; Pós-Graduado em Ciências Sociais-Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí-Paranavaí-PR. Pós-Graduado em Direito Educacional – FEAC-ES; Pós-Graduado em Direito Processual Penal – Universidade Cândido Mendes – SP; Pós-Graduado em Direito Penal – FEAC- ES; MBA em Administração em ênfase em Marketing – CESUL – Francisco Beltrão – PR; Pós-Graduado em Gestão em Segurança Pública – FEAC-ES. MBA em Administração com ênfase em Recursos Humanos – Faculdade Estadual, Ciências e Letras de Paranavaí-Paranavaí-PR. Licenciado em Pedagogia-ULBRA-Canoas-RS. Bacharel em Direito – Faculdade Alfredo Nasser – Aparecida de Goiânia -GO. Licenciado em Filosofia pela FBB-Salvador-BA. Licenciado em História – Faculdade Alfredo Nasser- Aparecida de Goiânia -GO; Licenciado em Ciências Sociais – ULBRA – Canoas – RS. Licenciado em Biologia – Centro Universitário UniFAVENI – SP. Bacharel em Administração – Faculdade Alfredo Nasser-GO. Licenciado em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense – Roma – Itália. Bacharel em Teologia – Pontifícia Universidade Católica do Paraná-Curitiba-PR. Bacharel em Filosofia – Studium São Basílio Magno-Curitiba-PR. Licenciado em Geografia -FEAC-ES. Licenciado em Educação Física – Faculdade Integrada de Brasília – DF. Licenciado em Letras – Centro Universitário UniFAVENI – SP. Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos – FEAC-ES. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Acadêmico – Faculdade Mais – Inhumas – GO. Como pesquisador, investiga especialmente as seguintes temáticas: Paulo Freire; História da Educação; Tendências Pedagógicas Brasileiras; Educação do Campo; Didática e Metodologias de Ensino; Avaliação Escolar; Teorias da Aprendizagem; Dificuldades no Processo Ensino-Aprendizagem; Direito Educacional; Alfabetização e Letramento; Educação de Jovens e Adultos; Geografia: Estudo e Ensino; Tecnologias da Informação e Educação; Profissão Docente; Cultura Escolar.
Linha de Pesquisa – Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos – ECTPP
Daniel Junior de Oliveira
Doutor em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC GO, na linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Mestre em Educação com pesquisa na linha: Política e Gestão da Educação, possui graduação em Pedagogia e complementação pedagógica em História. Pós-graduado em Docência Universitária pela UEG Universidade Estadual de Goiás, e Gestão Escolar. Professor no Centro de Educação Superior de Inhumas FacMais, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro Projeto de Pesquisa: CONCEPÇÕES DE DIFERENTES AGENTES SOCIAIS SOBRE FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES NO SÉCULO XXI – UM ESTUDO NO ESTADO DE GOIÁS coordenado pelo professor Dr. José Carlos Libâneo e pela professora Dra. Raquel A. Marra da Madeira Freitas. Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação. Possui experiência na docência da Educação Básica e Superior, na educação superior atua principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas da Educação, Gestão Escolar, Formação de Gestores Escolares e Finalidades Educativas Escolares.
Linha de Pesquisa – Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos – ECTPP
Raquel Freitas
Doutorado em Educação (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2002), Mestrado em Educação (Universidade Federal de Goiás, 1997), Graduação e Licenciatura em Enfermagem (Universidade Federal de Goiás, 1985). Na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e docente colaboradora no Mestrado em Atenção à Saúde. Na Faculdade de Inhumas, atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena a Equipe editorial da Revista Educativa (PUC Goiás). Integra o Conselho Consultivo da Revista Obutchénie e da Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade. Atua como revisora de periódicos científicos da área de educação. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-cultural e Práticas Pedagógicas (CNPq). Realiza estudos e pesquisas na concepção histórico-cultural e do ensino desenvolvimental. Temas de interesse: didática, educação e desenvolvimento humano, finalidades educativas, formação de professores, formação de profissionais de saúde. ORCID https://orcid.org/0000-0003-3978-0238
Linha de Pesquisa – Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos – ECTPP